Powered By Blogger

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Os vidros da janela


Um casal mudou-se para um bairro muito tranquilo. Na primeira manhã na nova casa, enquanto tomavam o pequeno-almoço, a mulherreparou, através da janela, numa vizinha que pendurava lençois no estendal, e comentou com o marido:
- Que lençois tão sujosque aquela está a pendurar!
O marido observou calado.
Alguns dias depois, de novo à hora do pequeno-almoço, a vizinha pendurava lençois e a mulher tornou a comentar com o marido:
- A nossa vizinha continua a pendurar os lençois sujos!
E assim, a cada dois ou três dias, a mulher repetia este discurso, enquanto a vizinha pendurava as suas roupas no estendal.
Passado um tempo, a mulher surpreendeu-se ao ver uns lençois muito brancos a serem estendidos, e, empolgada, foi dizer ao marido:
- Olha, ela aprendeu a lavar a roupa, os lençois estão muito brancos!
O marido, então, respondeu calmamente:
- Ontém levantei-me cedo e lavei os vidros da janela da nossa casa. Não eramos lençois da vizinha que estavam sujos, mas os nossos vidros.

Tudo depende da janela através da qual observamos os factos. Antes de criticar, olha para os teus próprios deitos e limitações. Olha, antes de tudo, para a tua própria casa, para dentro de ti mesmo. Só assim poderás ter a noção do real dos teus amigos; lavando a vidraçado teu coração.

(in "Abrindo caminhos" Paulinas 2009)


Sem comentários: