Powered By Blogger

sábado, 18 de junho de 2011

Santíssima Trindade


Um mistério. O mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. É o mistério do próprio Deus. Nesta fé é fechado o mistério da revelação de Deus: amou de tal modo o mundo até chegar ao dom da redenção através do seu Filho Unigénito. É possível acolher esta graça da nova condição através da origem do Baptismo que, pela virtude tealogal, abre-nos à intimidade infinita. O cristão baptizado é testemunha, confidente do mistério trinitário. A Igreja conserva este dogma como o mistério mais profundo que o Senhor lhe tenha confiado e conserva-o, na oração, como herança viva e preciosa através dos séculos.
Deus deu-se a conhecer como comunhão de vida e de amor: um Deus que não está isolado em si mesmo, é Pai, Filho e Espírito Santo. A comunhão trinitária de Deus é a realidade mais profunda e mais perfeita. Não é possível compreendê-la com a inteligência humana, porque é um mistério.

“ A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam sempre convosco”. Com estas palavras começa a saudação trinitária paulina.
 De facto, é a experiência de fé e de vida cristã que leva Paulo a formular esta graciosa bênção, usada em cada Celebração Eucarística.

O cristão experimenta no decorrer da própria vida a graça de Cristo que é dom da redenção. Com o acolhimento dos sacramentos realiza e faz seus os dons que Cristo lhe deixa. Cristo introduz-lhe no mistério trinitário, na qualidade de filhos adoptivos. “Por meio dele podemos apresentarmo-nos ao Pai num só Espírito”. Na sua vida, o cristão deve procurar imitar Cristo nas suas virtudes, aplicando os ensinamentos do Evangelho em todas as suas actividades e realizações humanas.
Experimentar o amor do Pai é experimentar a realidade da sua Providência Divina. Ao Pai é atribuída a criação de tudo o que existe. E a sua conservação. Deus Pai é “rico de misericórdia e bondade, é clemente e compassivo”; experimentamo-lo vendo as pequenas fragilidades do nosso ser. Deus Pai quis introduzir-nos na sua própria intimidade, enviando-nos Jesus Cristo, que é a estrada que conduz-nos para Ele. O Espírito Santo vive em nós, age na nossa oração. Tudo quanto fazemos na vida sobrenatural está sempre a sua influência. Inspira a mente, move a vontade, encoraja as virtudes, até que O glorifiquemos, com Cristo, Deus Pai.

(Ir. Sara Cristina Gilvaz)

Sem comentários: